top of page

POST

  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • RSS - White Circle

Seu novo grande amigo, o sr. Microondas!

  • Chef Lívia Medvid
  • 17 de jun. de 2015
  • 4 min de leitura

cozinhar microondas

Embora haja muita polêmica, acredito que se usado com moderação, o microondas poderá se tornar um grande aliado no preparo dos mais diversos alimentos. Como o foco aqui é a praticidade, darei algumas dicas de como facilitar e economizar muito tempo da sua vida cozinhando legumes no vapor. O bom disso é que você não corre o risco de esquecer o brócolis na água fervente da panela e mandar literalmente por água a baixo todas as vitaminas e nutrientes tão preciosos! Confira a seguir o que você precisará para desenvolver mais esta habilidade! Equipamento básico:

panelamicro_edited.png

Hoje em dia até em mercadinhos achamos as panelas de microondas, existem desde as mais baratinhas até as mais profissionais. Eu escolhí uma de plástico um pouco mais resistente e com a tampa fechada ( a maioria tem furinhos) pois já que a intenção é cozinhar no vapor, não queremos deixar ele escapar! As panelas tradicionais para microondas ( lembrando à você minha(meu) amiga(o) totalmente sem noção que NUNCA devemos colocar objetos metálicos no microondas!) possuem uma grade no fundo, para que coloquemos um pouco de água e os alimentos fiquem sobre ela, para que cozinhem melhor. Mas se agora mesmo você está em casa e não possui uma dessas e está super animada(o) para cozinhar um legume no vapor... #quemnunca ; ) há uma opção no estilo "gambiarra's company" para salvá-la(o): Pegue uma travessa de vidro funda, coloque dentro dela um pires e bem no fundo, tomando cuidado para não ultrapassar o pires, ponha um pouco de água, coloque então os legumes espalhados e é só cobrir com plástico filme!

Opções de legumes e modo de preparo: Lembrem-se de não cortar os pedaços muito grandes pois quanto maiores forem mais demorarão para cozinhar. O ideal é espalhar bem os legumes, pois se ficarem uns sobre os outros não cozinharão uniformemente. A média de tempo de cozimento é de 3 min, podendo variar para mais se forem legumes mais duros como batatas ou cenouras . O ideal é depois de 3 min parar e espetar com um garfo, se ele entrar com facilidade está pronto! Abobrinha: Corte em rodelas, de preferência não muito grossas, e espalhe-as pela panela. Batatas: normal, doce ou mandioquinha, descascá-las e cortar em cubos ou rodelas. Para fazer batatas "tipo assadas" é só lavar bem a casca, secar, fazer furinhos com um garfo ( para o vapor sair e a batata não explodir no microondas!), embrulhar em toalha de papel e cozinhar por aproximadamente 5 min, para verificar é só espetar o garfo de novo, se ele entrar com facilidade até o meio é porque está cozida. Beringela: mesmo que a abobrinha. Beterraba: Se você descascá-la e cortá-la em cubos ou rodelas antes, cozinhará mais rápido. Brócolis: É só lavar bem e cortar seu talos como se fossem árvorezinhas, espalhe-os pela panela. Cebola: Descasque a cebola, corte-a em 4 partes e as desfolhe. Cenoura: Descascar e cortar em rodelas da espessura de um dedo; Cogumelos*: Lembrar que eles precisam só de 30 SEGUNDOS para cozinharem! Se você deixar muito tempo eles perderão toda água! Couve-flor: mesmo que o brócolis.

Ervilha-torta: Com uma faca, puxe o fiozinho da lateral dela. É só espalhar bem na panela e cozinhar. 3 min costumam deixá-la "al dente". Espinafre*: Assim como o cogumelo cozinha em 30 SEGUNDOS! Feijão*: Para agilizar o tempo de preparo no fogão, coloque-o no microondas em uma travessa alta de vidro coberto com água por 6 à 7 min. Pré-cozido ele levará muito menos tempo para cozinhar na pressão! Pimentão: Tanto faz a cor, corte a ponta de cima e retire as sementes e aquela camada branquinha que tem dentro, pode cortar em rodelas, ou em fatias. O bom é que cozido assim ele fica adocicado.

Outras Dicas: O mel cristalizado volta ao normal se você colocá-lo de 30 seg. à 1 min em potência média! O limão soltará muito mais suco se aquecido por 20 segundos! A manteiga ou margarina podem ser amolecidos ou derretidos se você colocá-las por intervalos curtos de 10 segundos!

Faça seus temperos desidratados como: anis, cardamomo, cravo, canela, endro, orégano, pimentas e outros, soltarem aroma de novo! Coloque o tempero em um potinho de vidro por 15 segundos! Re-hidratar pães com casca tipo francês ou baguete, para ressuscitar sua baguete rústica de 12 reais, umideça duas folhas de papel toalha e embrulhe o pedaço de pão nelas, aqueça no microondas por 10 segundos, repetindo se necessário.

"Fritando!" fatias finas de bacon: Sabe aquelas fatias finas de café da manhã de filme? As fatias já vem prontas do mercado, é só colocá-las sobre uma folha de papel toalhae cubrí-las com outra. Cozinhar por 3 à 5 min e ser feliz! Derretendo Chocolate: CUIDADO! Todo mundo pelo menos uma vez na vida já queimou chocolate no microondas. Corte o chocolate em pedaços bem pequenos ( para derreterem mais rápido) usando a faca de cortar pão ( agiliza o processo) e coloque-o em um bowl de vidro em POTÊNCIA MÉDIA, ou 50% mexendo de 1 em 1 min! Amolecer Sorvete: o pote de sorvete virou um tijolo no freezer? Coloque-o no microondas por 1 min em POTÊNCIA MÉDIA. Fazer espuma de leite!: Esta é demais! Coloque leite em metade de um pote de vidro ( tipo de geléia), tampe e sacuda bem até ficar espumante. Tampe o vidro e coloque no microondas por 30 segundos. Depois é só colocar sobre seu capuccino, café ou chocolate quente... : ) Para assistir um vídeo rapidinho de como fazer clique aqui: vídeo de como espumar leite!

Com estes truques nas mãos você estará preparado psicologicamente para se aventurar pelas próximas receitas do blog que já estão saindo do forno! Eba! ; )

 
 
 

Comentários


bottom of page