top of page

POST

  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • RSS - White Circle

Amada Salada!

  • Chef Lívia Medvid
  • 30 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

Você conhece alguém neste mundo que ame uma salada simplesmente porque ama as - folhas - da salada? Se for sem sal... sem vinagre... sem azeite ou sem molho... não dá, né?! A gente sabe que elas são super nutritivas... cheias de vitaminas... e que quanto mais coloridas melhor! Mas para você minha(meu) amiga(o) que acha que preparar uma salada um pouco mais sofisticada seja algo de outro mundo, vou te contar um segredo: não é! : )

salada de folhas com maçã

A primeira coisa a se pensar é: Podemos misturar tudo em uma salada! Frutas, legumes, folhas, oleaginosas... O segredo é se adaptar ao que você encontra de mais fresco no mercado ou na feira! Não adianta sair de casa pensando em uma salada de rúcula se você vai ao mercado e só acha rúculas com cara de antes de ontem! O legal é misturar cores, sabores e texturas... Seja criativo(a)! : ) Alface americana geralmente fica mais conservada, pois contém mais água em sua composição e fica refrigerada. A alface roxa é amarga portanto não use muuuuito dela, o ideal é balancear! Para cortar as rúculas, segure todo o maço na mão e corte fora toda o caule. A segunda é a procedência: Sempre dou preferência para folhas orgânicas, tenho uma fornecedora muito querida, a Vanda, que tem uma barraca nas feiras de Curitiba, além de frutas e legumes super selecionados ela trabalha também com verduras orgânicas cultivadas com muito carinho! Pense: De que adianta tentar ser saudável se é justamente nos legumes, nas frutas e verduras que estão as maiores concentrações de agrotóxicos? Os orgânicos podem ser até um pouco mais caros mas imagine o trabalho a mais que o produtor não tem para cultivá-los? A gente gasta tanto dinheiro em supérfluos que começar a introduzir uma alimentação mais natural e saudável pode ser visto como um investimento em nós mesmos a longo prazo!

centrifuga salada

A terceira é higienizar! Para garantir que sua salada fique limpinha, o ideal é deixá-la de molho por 15 min em água sanitária - cuidado só para não usar uma perfumada! : ) - para cada litro de água coloque 1 col de sopa de água sanitária. Depois enxague bem em água corrente. Para deixar as folhas sequinhas, invista em uma centrífuga de saladas. Elas têm um preço super acessível e você pode lavar uma quantidade maior de folhas, secá-las bem e guardá-las em um pote bem fechado. As folhas duram até 4 dias na geladeira! A salada acima foi feita com alfaces americana (1 unidade) e roxa ( 1 unidade peq.), 1/2 maçã fuji ( gosto porque é mais azedinha), usei um fatiador de legumes para deixá-la bem fininha. Esta opção abaixo tem pepinos fatiados bem fininhos e pera!

saladapepino.png

Você pode trocar a maçã por: pera, maçã verde ou caqui, ou juntar tudo! : )

Para dar um toque crocante, acrescentei 1/2 pacote de mix com sementes de abóbora e girassol, quinoa e soja da Jasmine. O pacotinho custa em média R$ 2,85 e dá para usar duas vezes! Fique à vontade para colocar nozes, ou pistache, castanhas...

mix jasmine

Molhos! O mínimo admissível para se gostar de uma salada é colocarmos sal, azeite e vinagre... sem eles a experiência tem um ar de tortura... Mas se você é totalmente sem noção mas é bem intencionado, preparar seu próprio molho será uma tarefa fáaaacillll!!! : ) Existem inúmeras opções mas um segredo de Chef é sempre preparar um molho básico com o óleo ( pode ser vegetal ou de oliva) e um ácido ( vinagre, aceto balsâmico, laranja, limão, limão rosa, limão siciliano e até espumante, por quê não?...).

A proporção é de 2 para 1.

2 quantidades de óleo para 1 quantidade de ácido.

E mexer bem!!! O ideal é que o molho seja preparado na hora de servir a salada pois como a mistura não é solúvel com o tempo ela se separa...

A dica é colocar um pouco de mostarda, em pó, dijon ou amarela mesmo, que age como um emulsificante natural e ajuda a mistura a ficar consistente por mais tempo.

molho salada vidro

Um truque infalível no preparo de molhos deste tipo é colocar a mistura dentro de um pote de vidro e chacoalhar bem! Quer " gourmetizar" ainda mais? Acrescente um pouco de mel à mistura, fica uma delícia!

Agora é a sua vez! Me conta depois! ; )

 
 
 

Comentários


bottom of page