top of page

POST

  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • RSS - White Circle

Molho ao Sugo para iniciantes!

  • Chef Lívia Medvid
  • 3 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

Este clássico molho italiano combina com massas frescas, secas, nhoques, pode ser usado como recheio de lasagna, molho de pizza e até no frango com polenta! Super versátil, rápido e à prova de erros! Confira alguns segredinhos! : )

molhosugo

Ok, minha mãe e eu fizemos o nhoque ( alías, repetimos a façanha todo dia 29!) mas na vida real é bem mais fácil comprar uma massa fresca em uma Casa de Massas ou até mesmo na parte de massas refrigeradas do supermercado. Sim, lá você encontra algumas massas frescas industrializadas bem gostosas! É uma alternativa para variar o penne ou o spaghetti de caixinha!

O segredo de um bom molho ao sugo é a qualidade do tomate. Aqui no Brasil a maioria dos tomates são super ácidos e vêm com uma dose extra de agrotóxicos. Para facilitar a vida prefiro usar um bom molho de tomate pronto e um tomate pelati italiano! Em alguns mercados achamos estes produtos por menos de R$ 4.00 cada! Vale muito a pena!

Para uma receita que serve até 4 pessoas você vai precisar de:

molhoaosugoingredientes

- 1 vidro de molho de tomate ( mais ou menos 500g) - 1 lata de tomate pelati - 1/2 cebola média picada - 1/2 cenoura ralada - 100g de bacon picado - 2 col de sopa de azeite de oliva - 1 col de sopa de açúcar - sal à gosto temperos: - 1 folha de louro - 1 cravo - ervas picadas - 1/2 col de chá de pimenta calabresa seca Modo de Preparo: Ok, vamos aos segredos! Primeiro: começe pelo bacon! Ele demora mais pra fritar e se você colocar a cebola junto, corre o risco de queimá-la!

1. Coloque o azeite de oliva e o bacon na panela ainda fria ( assim o bacon vai fritando devagar e ele fica mais crocante). Lique em fogo médio e mexa o bacon algumas vezes até ele ficar bem douradinho. O segredo da cenoura: ela adocica um pouco o molho e o deixa um pouco mais grosso. 2. Quando o bacon estiver dourado, acrescente a cebola e a cenoura e frite até que a cebola fique transparente. ( mais ou menos 3 min). 3. Mais um segredinho: corte o tomate pelati em cubos grandes para que você possa sentí-los quando o molho estiver pronto. 4. Adicione o tomate pelati cortado em cubos e o molho de tomate já pronto.

Segredos finais...:

temperos

Agora é só baixar o fogo e acrescentar a folha de louro ( espete o cravo nela! assim ninguém corre o risco de mordê-lo), a colher de açúcar ( sim, o açúcar corrige a acidez do tomate de o molho fica maravilhoso!), o sal, a pimenta e por último os temperinhos picados. Deixe ferver por 3 min. Aqui em casa temos uma hortinha de temperos, eles podem ser plantados em vasos! Em mercados você encontra vasinhos com diversas mudas!

Fazem toda a diferença no sabor final dos pratos!

hortaemvasos

Fácil fácil! Um bom molho ao sugo e um quejo parmesão de qualidade ralado tranformam a mais básica massa em um prato especial! Faz lá e me conta! : )


 
 
 

Comentários


bottom of page